Ações CSNA3: Vale a Pena investir?

As ações CSNA3 são referentes à Companhia Siderúrgica Nacional, uma corporação com mais de 19 mil colaboradores e que foi fundada no ano de 1941. Tendo diversas usinas, uma delas consegue produzir aço bruto em uma quantidade de 6.000.000 de toneladas, ou seja, ela pode fornecê-lo para uma série de outras empresas.

Ela tem três sedes: em Barra Mansa e em Volta Redonda, ambas regiões cariocas, e na cidade de São Paulo. Além de ela ser uma das siderúrgicas de mais respeito no mundo, ela também é a maior de toda a América Latina, o que significa que as ações CSNA3 têm ampla circulação nas carteiras de investimentos.

A Companhia Siderúrgica Nacional é a responsável pela Namina, que é uma indústria mineradora, e tem outras corporações diversas, incluindo CSN Minérios e CSN Galva Sud. Além disso, ela também comprou uma indústria portuguesa do setor de cimentos, a Cimpor. Nos últimos anos, a CSN tem procurado ampliar as suas atuações, sendo essa uma atitude bastante comum por parte dos grupos corporativos.

 

Deve-se investir na CSNA3 ou não?

A decisão sobre comprar ou não esse tipo de ação precisa ser tomada depois que alguns aspectos negativos e positivos são balanceados. Um dos problemas de quem investe na CSNA3 é que a empresa necessita do mercado chinês e, uma vez que ele está diminuindo, a rentabilidade dessas ações também é afetada.

A Companhia Siderúrgica Nacional, eventualmente, enfrenta certas complicações no momento de associar a procura pelo aço à sua produção, o que pode significar sobra e, com isso, prejuízo. A economia do país é o que dita se as ações da CSNA3 estarão bem avaliadas ou não: se existe uma retração na parte automotiva, por exemplo, é provável que o seu aço também seja desvalorizado.

A postura econômica dos Estados Unidos também pode prejudicar essa empresa na bolsa de valores: uma vez que o mercado norte-americano está dedicado a proteger as suas produções, é mais complicado para a CSN enviar o seu aço para aquele país.

No entanto, é claro que também existem aspectos que tornam a compra das ações muito rentáveis, incluindo o fato de essa empresa participar não somente da parte siderúrgica, mas de outras etapas, como a mineração. No momento, a economia do Brasil tem demonstrado recuperação, o que se vê pela diminuição (ainda que tímida) do desemprego e pela melhora das ações do país. Com isso, a atuação das indústrias também fica mais expressiva e as ações CSNA3 são beneficiadas.

É difícil que os custos relacionados à Companhia Siderúrgica Nacional sejam uma surpresa, em especial no ramo elétrico. A razão é que essa empresa preza pela sua autossuficiência nesse aspecto e gera sua energia; toda vez que um tipo de gasto é reduzido, os lucros aumentam e isso também chega aqueles que escolhem as suas ações para investir.

A perspectiva do mercado de aço é sempre favorável, pois a maioria dos produtos precisa dele. Os eletrodomésticos da linha branca, por exemplo, dependem do aço para serem feitos e são elementos que sempre são muito comprados, pois são de primeira necessidade.

Como estão as ações CSNA3 no momento?

ações csn

Atualmente, a maioria dos investidores que repassou essas ações conseguiu R$ 9,82, tendo gasto um centavo a menos para compra-las. A quantidade de ações da Companhia Siderúrgica Nacional está quase em dois milhões, significando que os investidores conseguem compra-las facilmente.

Faz mais de um ano que as ações CSNA3 estão valorizadas: a sua última desvalorização importante foi de 2,39%. Nesse começo de outubro, ela ficou em 2,40% e a sua maior valorização foi em julho: 23,37%.

Comprar CSNA3 é boa ideia?

Considerando o último ano dessas ações, a valorização delas é constante e isso faz com que o investimento seja uma boa ideia. Contudo, é importante não fazer compra em massa dessas ações: 5% do que a pessoa tiver como carteira já é o bastante.

Esse cuidado tem de ser lembrado não somente com essa siderúrgica, mas com a maior parte das empresas. Quando se tem muitas ações de um lugar só e ele enfrenta problemas, os prejuízos são muito grandes; porém, pode-se diminuir o impacto quando a carteira de investimentos tem ações diversas.

Outras condições que fazem da Companhia Siderúrgica Nacional uma boa forma de investimentos são: perspectiva de que a produção brasileira ainda aumentará nesse final de ano, podendo passar de 4%; o Produto Interno Bruto da parte siderúrgica também cresceu, ficando 3,1% maior; considerando o ano de 2017, o aço foi muito mais vendido, tendo 6% a mais de negociações.

Uma vez que essa indústria também faz parte do mercado de concretos e até de logística, as possibilidades de ela manter as suas ações sempre equilibradas são maiores. Se houver desvalorização na área de mineração, ela tem a de cimento para tentar manter os seus investimentos.

Como gerenciar as ações da CSNA3?

As pessoas que investem nessa empresa precisam ficar atentas ao mercado siderúrgico, tendo atenção a países como os Estados Unidos. Acompanhar frequentemente a situação do mercado automotivo também é indispensável, já que essa indústria é uma grande consumidora de aço.

Aquelas que não são experientes em gerenciar ações de empresas podem contratar a orientação de especialistas. Para isso, existem as carteiras de investimentos que também contam com consultorias à parte; as corretoras de ações são outra forma de esses investidores inexperientes serem orientados.

Uma indicação é usar a agência bancária para fazer os investimentos. Com isso, a pessoa tem uma assessoria mais próxima, já que pode ir pessoalmente pedir ajuda.

É recomendado ter cuidado no momento de comprar as ações CSNA3. Quando os preços estão muito valorizados, há a tendência de querer comprar mais para desfrutar de mais lucros. Entretanto, não dá para prever se ocorrerá algum problema na Companhia Siderúrgica Nacional que possa representar desvalorização. Dessa maneira, manter a regra de só ter 5% de CSNA3 é muito importante.

Por fim, as carteiras de investimentos precisam ser analisadas antes de uma ação ser comprada: no começo, as mais seguras são as oferecidas pelos bancos.

 

 

 

Ações Ordinárias x Ações Preferenciais: Qual a diferença?
Dicas para quem quer Investir em Bolsa de Valores

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *